GêneroTerecô
LocalCodó, Maranhão

SOBRE

Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por “Bita do Barão”, é considerado um dos maiores líderes umbandistas do Brasil.

Nasceu no dia 10 de julho de 1932,em uma família pobre do povoado (hoje reconhecido como quilombo) São Antônio dos Pretos, zona rural de Codó, onde se dançava o Terecô nas matas, por causa da repressão policial. iniciou-se no mesmo povoado, orientado pelo pai de santo Telles, aos 5 anos de idade, e sua descoberta como médium deu-se ainda na juventude, quando, incorporando Barão de Guaré, conseguiu desvendar o roubo de uma arma na cidade, dizendo o local e quem havia roubado o objeto.

Conhecida internacionalmente, sua casa, a Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, fundada em 24 de janeiro de 1954, ocupa uma área imensa e diversos outros espaços na cidade de Codó. Sua fama, além da dedicação aos cultos, deve-se às amizades com nomes influentes da política brasileira,além de pessoas da alta sociedade de todo o mundo que vinham atraídas pelo trabalho do pai de santo.

Todos os anos, no mês agosto, a cidade de Codó para durante 9 dias para celebrar o Festejo da Tenda Espírita em que Bita do Barão era mestre. Na ocasião, os mais 500 filhos e filhas de santo que o seguiam continuam a tradição.

Mestre Bita do Barão faleceu em Codó aos 86 anos em 18 de abril de 2019.

Fontes:

O misterioso pai de santo Bita do Barão
Acompanhado por multidão, corpo de Bita do Barão é sepultado em Codó

VÍDEOS

Terreiro Bita do Barão – Agosto/2005 – Parte 01

Terreiro Bita do Barão – Agosto/2005 – Parte 02

Veja também