+ 12 More
+ 12 More
GêneroXangô do Recife
LocalPernambuco, Recife

SOBRE

O Sítio de Pai Adão (Obá Ogunté) é o mais antigo centro afro religioso de Pernambuco, e o mais importante representante do Xangô pernambucano no Brasil. Fundado em 1875 e aind ahoje em atividade, foi tombado pelo Estado em 1986.

Estudado pelos mais renomados pesquisadores e intelectuais do país, como GIlberto Freyre, Pierre Verger, Roger Bsstide, Ulisses Pernambucano, Raul Lody, René Ribeiro e outros, o Sítio de Pai Adão é tema de inúmeros artigos e teses de mestrado e doutorado em todo o país, como casa matriz do culto Nagô Egbá – o Xangô Pernambucano – no Brasil, tendo forjado o modelo cultural, linguístico e religioso que se firmou nas centenas de terreiros existentes hoje em Pernambuco, sendo que em recente levantamento foi constatado que 66% dos terreiros do estado são descendentes da linhagem do sítio, bem como diversas outras casas abertas por seus filhos em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e outros estado do Brasil e Europa.

Situado na Estrada Velha de Água Fria, o Sítio de Pai Adão, mais do que uma casa de culto afro-religioso, é um centro cultural que abriga diversos projetos nas áreas de saúde, pesquisa, arte e cidadania. Seu dirigente, Manoel Papai, é pesquisador e colaborador de diversas instituições culturais, dirige o Centro Cultural Afro Pai Adão, é membro da comissão do Museu da Abolição-Recife, presidente da ABICABEP e responsável pela montagem da exposição oermanente da cultura afrobrasileira do Museu do Homem do Nordeste.

FOTOS

Sitio do Pai Adão – Atelier fotografias

 

ÁUDIOS

Sitio do Pai Adão – Ritmos Africanos no Xangô do Recife

 

Veja também